4 de dezembro de 2008


() Quando foi construído o primeiro edifício da história?
Não se conhece a data exata do primeiro edifício da história, mas, desde as primeiras civilizações, há registros de grandes palácios, templos e construções.
Sabe-se que os sumérios, que dominaram o sul da Mesopotâmia de 3.500 a 1.600 a.C., chegaram a ter cidades com mais de 30 mil habitantes, nas quais havia prédios repletos de colunas e terraços.
Por causa da escassez de pedras, eles usaram uma argamassa de junco e barro, além de tijolos de barro secos ao sol. O maior dos prédios deste período, o Zigurate de Ur, tinha um pavimento superior com mais de 30 metros de altura.
A civilização Minóica, que ocupou Creta por volta de 2.000 a.C., deixou vestígios de enormes palácios e edificações construídas antes de 1.750 a.C., quando uma grande catástrofe natural soterrou-as.

() Como os faraós eram embalsamados?
Em primeiro lugar, cérebro, intestinos e outros órgãos vitais eram retirados. Nessas cavidades, colocavamse resinas aromáticas e perfumes. Depois, os cortes eram fechados.
Mergulhava-se, então, o cadáver num tanque com nitrato de potássio (salitre) para que a umidade do corpo fosse absorvida.
Ele permanecia ali por setenta dias. Após esse período, o corpo era lavado e enrolado numa bandagem de algodão, com centenas de metros, embebida em betume, uma substância pastosa.
Só aí o morto ia para a tumba.
Esse processo conservava o cadáver praticamente intacto por séculos. A múmia do faraó Ramsés II, que reinou no Egito entre 1304 e 1237 a.C., foi encontrada em 1881 apenas com a pele ressecada. Os cabelos e os dentes continuavam perfeitos.

() Como foi a relação dos índios com a gripe?
"Desastrosa!", exclama Marina Lopes de Lima Villas Boas, esposa de Orlando Villas Boas e enfermeira, que trabalhou 20 anos no Parque Nacional do Xingu.
Segundo ela, no início da colonização as crises de gripe provocaram muitas mortes entre os índios.
Eles não tinham anticorpos contra os vírus recém-chegados da Europa.
"No século XX, ainda, houve surtos bastante fortes, principalmente nos anos 20 e na década de 40", explica Marina.

() Em que semana foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922?
A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu em apenas três dias: 13, 15 e 17 de fevereiro.
O primeiro deles tratou de pintura e escultura, o segundo foi dedicado à literatura e à poesia e o terceiro dia ficou para a música.
O evento, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande marco do Modernismo no Brasil.

() O corpo de Cleópatra foi enterrado em alguma pirâmide do Egito?
Cleópatra não foi levada às pirâmides porque ela viveu muito depois do período em que os monumentos foram erguidos. As pirâmides foram construídas entre 2.650 a.C. e 1.700 a.C. enquanto Cleópatra viveu no século I a.C. Conforme seu pedido, a rainha do Egito, que se suicidou depois da nação ter sido tomada pelos romanos, foi enterrada ao lado de Marco Antônio, no Mausoléu Real em Sema, em Alexandria.

() O que é Wall Street?
É o nome da rua onde está localizado o mercado financeiro em Nova York. Em 1635 construíram um muro na parte sul de Manhattan para proteger a cidade dos índios.
O muro foi destruído e a rua construída em seu lugar ganhou o nome de Wall Street (Rua do Muro).
Depois de 50 anos, foi tomada por comerciantes e bancos de investimento e logo tornou-se o centro financeiro dos Estados Unidos.

() O que foi a tarifa Alves Branco?
Em 1844, visando solucionar o grande déficit financeiro por que estava passando, o Governo imperial decretou uma nova política com relação às tarifas alfandegárias.
De acordo com ela, os cerca de três mil artigos importados passariam a pagar taxas que variavam de 20 a 60%. A maioria foi taxada em 30%, ficando as tarifas mais altas para as mercadorias estrangeiras que já poderiam ser produzidas no Brasil.
Embora o objetivo da Tarifa Alves Branco fosse apenas gerar mais recursos para o Governo, a medida acabou por favorecer o crescimento de novas atividades econômicas nacionais. Proposta e elaborada pelo então Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco, ela ficou conhecida como Tarifa Alves Branco.

() O que foi o “bloody sunday”?
A expressão "bloody sunday" vem do inglês e quer dizer domingo sangrento.
No dia 30 de janeiro de 1972, católicos da Irlanda do Norte foram às ruas pacificamente. Eles protestavam contra as leis discriminatórias impostas pela maioria protestante. As tropas britânicas atiraram contra os manifestantes, matando 13 pessoas.
Outro católico morreu dias depois em virtude dos ferimentos.
Até hoje a minoria católica da Irlanda do Norte briga pela anexação do território à Irlanda, de maioria católica.
Já os protestantes querem que o país continue sendo subordinado ao Reino Unido, de maioria protestante. O “domingo sangrento” desencadeou uma escalada de violência e atos terroristas.

() O que significam as estrelas estampadas na bandeira brasileira?
A bandeira do Brasil tem 27 estrelas.
Elas correspondem ao número total de Estados brasileiros e também o Distrito Federal.
O desenho celeste estampado na nossa bandeira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20 horas e 30 minutos, no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.
A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará.
O nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante – da constelação de Virgem.

() Os povos asiáticos atravessaram que continente ou oceano?
De acordo com as teorias mais antigas sobre migração, os povos asiáticos chegaram à América pelo estreito de Behring, durante as últimas glaciações, há cerca de 20 mil anos.
O gelo, ao cobrir o mar, teria criado uma ponte entre o extremo oeste da América do Norte e leste da Ásia.
Perseguindo suas caças, os imigrantes teriam atravessado tal ponte, chegando assim ao continente americano. Recentemente, alguns arqueólogos encontraram vestígios que indicam a presença desses povos na América há cerca de 50 mil anos.
Nesse caso, eles supõem que a travessia do continente tenha acontecido por mar. Mas isso, por enquanto, são apenas especulações.

() Por que o número 7 é tão presente no cotidiano das pessoas?
Desde a Antigüidade, a partir da observação da natureza, muitos significados foram atribuídos aos números.
De acordo com o que viam, os estudiosos relacionavam os números a eventos, datas e conceitos religiosos.
O número sete era considerado sagrado, já que supostamente representava a quantidade de planetas presentes no céu. Os pitagóricos, por exemplo, consideravam-no a imagem e modelo da ordem divina e harmonia.
Por conta disso, foram incontáveis as concepções sociais e religiosas que se formaram diante dele: são sete os dias da semana, os pecados capitais e as notas musicais, entre outros.

() Por que os israelitas também são chamados de judeus e hebreus?
O rabino Busquila, da Congregação Israelita Paulista, explica que, entre os três termos, o primeiro termo a
ser utilizado foi hebreu.
"Era este o nome dado aos membros da família de Abrão, um patriarca que se estabeleceu em Canaã, na época em que ainda não existiam judeus", afirma.
Segundo ele, um dos netos deste patriarca se chamava Israel e, por conseguinte, seus descendentes foram chamados de israelitas.
Um dia, estes homens se instalaram em Canaã e criaram uma monarquia.
Nascia então o Reino da Judéia, e o povo local foi denominado judeu.
Hoje, israelita e hebreu são considerados sinônimos.
Já judeu é utilizado para designar somente aqueles que seguem a religião judaica.

() Por que os pilotos camicazes usavam capacete?
Em aviões, os capacetes nunca foram utilizados para proteger os pilotos em casos de acidentes.
No início da história da aviação, eles serviam para manter aquecida a cabeça dos pilotos, que voavam em cabines abertas.
Mais tarde, já em cabines fechadas, eles tinham a finalidade de acomodar fones de ouvido e microfones, permitindo a comunicação dos pilotos com a base por meio de rádio.
Para os camicazes, os capacetes funcionavam como o canal os dirigia até seus alvos.

() Por que quando estamos em pé, mas com o tronco do corpo tombado, as pessoas dizem "foi assim que Napoleão perdeu a guerra"?
Porque quando o exército de Napoleão estava voltando da Rússia, os soldados estavam tão exaustos e havia tanto gelo que eles mal conseguiam andar.
Fatigados, eles acabavam tombando na neve, com as pernas e o tronco formando um ângulo de 90 graus.

() Qual é a maior família do Brasil?
De acordo com Arthur Nogueira Campos, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, não existe instituição alguma que tenha registrado o número de pessoas das famílias brasileiras.
“Nem o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conseguiria usar suas pesquisas para descobrir quais são as maiores famílias do país”, explica o estudioso, “os sobrenomes, por si só, não indicam as famílias”.
Por exemplo, nem todo Silva é parente.
Segundo Campos, antigamente era freqüente acontecerem mudanças nos sobrenomes de uma geração para outra, o que dificultava a identificação de parentesco.
“Famílias de quinhentas ou mil pessoas vivas são muito comuns hoje”, afirma Campos.
Ele ainda ressalta como empecilho para a identificação das famílias o fato de que muitas pessoas nascem e não recebem registro.

() Qual é o colégio mais antigo do Brasil?
O colégio mais antigo do Brasil, que ainda está em atividade, é o Colégio Pedro II.
“Ele foi fundado em 1837, no Rio de Janeiro”, afirma o jornalista e poeta Luiz de Aquino, de 56 anos.
O segundo mais antigo, fundado em 1846, é o Liceu de Goiás, hoje conhecido como Liceu de Goiânia. Coincidentemente, Luiz de Aquino estudou nos dois colégios.
Ele fez o ginasial no Pedro II e o colegial no Liceu.

() Qual era a capacidade de transporte dos navios negreiros?
Normalmente, os navios negreiros transportavam de 300 a 600 escravos.
Os negros eram trancafiados no porão dos navios, todos amontoados, e sofriam muito com as péssimas condições de higiene e alimentação.
Em O Homem e a Terra no Brasil, de Edgar Rodrigues, consta que a situação era tão precária que, nas duas ou três semanas necessárias para a travessia, morriam de 50 a 70% dos escravos.

() Qual era a diferença entre piratas e corsários?
Os piratas atacavam por conta própria, ao contrário dos corsários, que atuavam em nome de um rei.
Atacavam navios de países inimigos, usando a bandeira de seu país, e dividiam o saque com o rei, que ficava com a maior parte.
Essa não era a regra geral, já que a maioria dos piratas era independente.

() Quando e por que foi instituída a jornada diária de trabalho remunerada?
Até o início do século XX, os empregadores eram os únicos a ditar regras nas relações de trabalho.
O crescimento das atividades produtivas, contudo, convergia para uma legislação que impusesse limites à exploração dos empregados.
No ano de 1932, no governo de Getúlio Vargas, um decreto estabeleceu a jornada diária remunerada de oito horas.

() Quantos humanos já morreram no mundo?
Muitos historiadores trabalharam a fim de calcular quantos Homo sapiens já passaram pelo planeta.
Baseando-se no período de seu aparecimento na Terra - de 50.000 a 100.000 anos atrás - e na quantidade de homens que habitaram diferentes regiões durante toda a História, os estudiosos chegaram a números que variam de 34 a 105 bilhões de habitantes.
A imprecisão se deve à escassez ou total ausência de registros e documentos em alguns períodos. Atualmente, vivem no planeta cerca de 6 bilhões de pessoas.

() Como acontece o movimento de rotação da Lua?
Ela gira em torno do quê ?
Como estes giros influenciam as fases de seu ciclo?
A Lua tem uma rotação em torno de seu próprio eixo, que dura 27 dias, 7 horas e 33 minutos.
Seu movimento ao redor da Terra leva o mesmo período para acontecer e, por conta disso, os observadores daqui enxergam sempre a mesma face deste satélite.
Quanto às fases que apresenta, trata-se de um fenômeno geométrico, que depende unicamente de sua posição em relação à Terra e do ângulo de incidência dos raios solares sobre ela.
Neste aspecto, o ciclo tem uma duração de 29 dias, 12 horas e 44 minutos e não sofre nenhuma influência do movimento de rotação.

()Como os cientistas sabem a temperatura das estrelas?
Por meio da observação de uma estrela é possível deduzir qual é a sua temperatura.
O astrônomo Ednilson Oliveira explica melhor: "o espectro da luz que provém de sua superfície indica qual é a cor desta estrela e, dessa forma, sabemos sua temperatura". Uma estrela de cor branca, por exemplo, é considerada quente e tem temperatura da ordem de 25 mil graus Celsius.
Já uma estrela vermelha é fria e sua temperatura gira em torno dos 3 mil graus Celsius.

() Como se pode pesar o sol?
De acordo com Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o que se pode calcular é a massa do sol e não o seu peso.
A forma tradicional se baseia na Lei da Gravitação Universal de Newton: sabendo-se qual é a distância entre a Terra e o Sol e a força de interação entre ambos, é possível fazer o cálculo da massa deste astro.
“Além disso, podemos obter sua massa (equivalente a 1,989 x 1030 kg) conhecendo seu volume (por observação) ou a quantidade de energia que ele emana para a Terra por segundo”, afirma Ednilson.

() Como se sabe a que distância caiu um raio?
Para se chegar a uma distância aproximada entre o ponto em que caiu um raio e o local onde você está, comece a contar os segundos no momento em que o relâmpago (luz do raio) foi visto e pare quando ouvir o trovão (som o raio). Depois divida esses segundo por 3 e você terá a distância em quilômetros.

() O céu é visto do mesmo jeito, com as mesmas constelações, no mundo inteiro?
A posição das estrelas e constelações mudam de acordo com a hora e o local de observação.
Segundo Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o céu fica diferente conforme a distância de um lugar a outro. Na mesma data e no mesmo horário, por exemplo, o céu de São Paulo não é o mesmo visto em Brasília.
Também existem constelações no hemisfério norte que nunca veremos no hemisfério sul, como a Ursa Menor e a estrela Polaris. Já as pessoas que estão no hemisfério norte não vêem o Cruzeiro do Sul.

() O que é a aurora boreal, onde e quando ela acontece?
A aurora boreal é um fenômeno luminoso que acontece no pólo norte.
Ela ocorre quando partículas carregadas eletricamente, como elétrons, são emanadas do sol. Ao chegar na Terra, elas são guiadas pelo campo magnético até os pólos, originando tal fenômeno.
Quanto maior a atividade solar, mais intensas são as auroras.
Vale ressaltar que elas só ocorrem nos pólos (a do pólo sul se chama aurora austral) e acima da atmosfera terrestre, a cerca de 60 km de altitude.

() O que é ano-luz ?
É a distância percorrida pela luz em um ano. Essa medida é muito usada para cálculos astronômicos.
A velocidade da luz foi determinada pela primeira vez em 1675, pelo astrônomo Olaus Roemer (1644-1710), medindo o intervalo entre sucessivos eclipse da lua Io, de Júpiter, para diferentes pontos da órbita da Terra.

() O que é o sol da meia-noite?
É um fenômeno que ocorre perto do pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas.
Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano se sua órbita faz com que o Sol incida quase perpendicularmente sobre os pólos, em posições que se alternam de seis em seis meses.
Nos pólos propriamente ditos, tanto o dia solar quanto a noite duram teoricamente um semestre.
A passagem para o dia ou para a noite polar acontece nos equinócios - quando a duração das horas de sol é igual em toda a Terra.

() O que é um buraco negro?
O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa.
A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

() O que existe no centro da Terra?
O núcleo terrestre é dividido em duas partes.
O exterior, constituído principalmente de ferro derretido e níquel, começa a 2.900 quilômetros abaixo da superfície.
O núcleo interior começa a 5 mil quilômetros da superfície e tem, aproximadamente, 2.800 quilômetros de largura. Ele é composto de ferro e níquel em estado sólido e está sob grande pressão. A temperatura chega a 6 mil ºC.

() O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar?
O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas.
Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água.
O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada.
A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso.
Não existiria vida no planeta.

() O que são estrelas cadentes?
As estrelas cadentes, na verdade, não são estrelas.
São pequenas partículas minerais que viajam pelo espaço.
Quando uma entra na atmosfera da Terra, o choque faz com que ela se torne incandescente.
Ao avistar uma estrela cadente, as pessoas costumam fazer pedidos.

() Por que dizem que os marcianos são verdes, se Marte é conhecido como o Planeta Vermelho?
De acordo com o astrônomo Ednilson Oliveira, nas décadas de 1920 e 1930, os cientistas acreditavam que havia vida em Marte, bem como vegetações e grandes regiões de plantio.
"O planeta estava na moda e até a mídia começou a se referir aos marcianos como 'homens verdes'", afirma o astrônomo.

() Por que existem as estações do ano?
O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23 graus.
Por isso, cada um dos hemisférios passa metade do ano mais exposto ao Sol do que o outro, produzindo padrões de clima
regulares.
Para a mesma época do ano, as estações se invertem nos hemisférios.
Quando é verão no sul, é inverno no norte, e assim por diante.
Se o eixo da Terra não fosse inclinado, não existiriam estações - apesar de o equador continuar mais quente do que os pólos - pois o Sol iluminaria a Terra de maneira uniforme.

() Por que o Sol e a Lua parecem maiores no horizonte?
Quando se observa o Sol ou a Lua na linha do horizonte é possível comparar o tamanho deles com outros pontos de referência mensuráveis, como uma estrada ou um prédio.
Quando estão a pino, no alto do céu, não é possível mensurar as distâncias.

() Qual a diferença entre meteoros e meteoritos?
Os meteoros são grandes pedaços de rocha que vagam pelo espaço e eventualmente penetram na atmosfera da Terra. Geralmente, consomem-se em fogo, produzido pelo aquecimento no atrito com o ar.
Já os meteoritos entram na atmosfera com uma angulação favorecida e caem no solo.

(37) Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão?
O raio é uma descarga elétrica produzida entre duas nuvens eletrizadas ou entre a terra e as nuvens.
O relâmpago é a luz do raio e o trovão é o som dele.

() Qual é a distância, em anos-luz, entre um buraco negro e a Terra?
Hoje, acredita-se que a maioria das galáxias possuem um buraco negro em seu núcleo.
Assim, é provável que a nossa galáxia também tenha um.
Segundo Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, a distância entre o centro da galáxia onde estamos até o planeta Terra é de, aproximadamente, 30 mil anos-luz.
No entanto, a teoria prevê que existam buracos negros em sistemas binários.
Estes sistemas estão mais perto de nós do que o centro da nossa galáxia.
Mas, de acordo com Ednilson, ainda não foi confirmada a existência de nenhum sistema que realmente contenha um buraco negro.

() Qual é a velocidade de rotação da Terra?
Por que não sentimos o movimento se o planeta gira tão rapidamente?
De acordo com o astrônomo Ednilson Oliveira, a velocidade de rotação da Terra sobre a linha do Equador é
de 465 metros por segundo.
Como estamos presos ao planeta pela gravidade, nos deslocamos no mesmo ritmo, assim como a atmosfera que nos envolve.
Daí não percebermos tal movimento.

()Qual era a cor do céu na época dos dinossauros?
O céu tinha a mesma cor que tem hoje.
Em dias limpos era azul claro, em noites encobertas e sem lua era azul escuro ou quase negro e, nas noites limpas, era estrelado.
Mas, como naquela época não existia a poluição de hoje, o céu parecia cristalino e as estrelas ficavam mais nítidas e visíveis em maior quantidade.

() Qual foi a primeira palavra pronunciada na Lua?
"Ok" foi a primeira palavra dita na Lua. O astronauta Buzz Aldrin a pronunciou quando a espaçonave pousou na Lua.

() Quantas pessoas poderiam viver na lua se ela fosse habitável?
Se a superfície da Lua fosse povoada na mesma proporção que os continentes da Terra nos dias de hoje, calcularíamos o número de habitantes comparando sua área total com a área de nossos continentes e sua densidade demográfica. Considerando que o planeta tem superfície 13,5% maior que a Lua, que apenas 27% dele é composto de continentes e que hoje vivem aqui cerca de 6 bilhões de pessoas, podemos calcular que, se a Lua fosse habitada na mesma medida, ela teria aproximadamente 1,64 bilhão de pessoas.

() Se a Lua está na fase nova, cheia ou minguante, o mundo todo a enxerga da mesma forma?
Sim, as fases da Lua são um fenômeno simultâneo em todos os lugares; por conta disso, a Lua cheia estará nesta fase em todo o planeta.

() Você assistiu ao filme Duas vidas? Descobriu por que, às vezes, a Lua fica alaranjada, fato que intrigava o garoto?
Quando a Lua, ou algum outro objeto, está muito próxima do horizonte, pode-se observar o fenômeno do avermelhamento.
Isso ocorre porque próximo ao horizonte a atmosfera é mais densa e absorve diversos comprimentos de onda da luz (diversas cores), menos a vermelha.
Daí a tonalidade avermelhada do objeto (de vez em quando uma tonalidade amarela ou laranja), que é percebida no pôr do Sol.

() Cego de nascença sonha? Com o quê?
O musicoterapeuta Luiz Antônio Milleco, cego de nascença, garante que todos os cegos sonham.
Ele explica que seus sonhos acontecem por meio de sensações, sons, cheiros e toques.
"Sonho com todos os sentidos que compõem meu dia-a-dia", resume ele.

() Como os ventríloquos falam?
O dom de falar fazendo parecer que a voz vem de outro lugar é possível devido ao uso do estômago durante a inalação (o latim venter loqui significa barriga falante).
O ventríloquo inspira e expira devagar, pressionando com força as cordas vocais.
As palavras são formadas pelo estreitamento da garganta; a boca abre-se o mínimo e a língua move-se apenas na ponta.

() De onde vêm os sonhos?
Uma pessoa acordada usa a consciência para tomar decisões e agir.
Ela é a parte do cérebro que convive e atua no dia-a-dia.
Entre os vários níveis da consciência, existe o subconsciente.
Ele, além de guardar as memórias pessoais, também é o responsável pela criação dos sonhos.
Durante o sono, o subconsciente formula histórias para se comunicar com o consciente.

() O que acontece com o nosso corpo quando estamos dormindo e sonhando?
Fisicamente, as condições em que os sonhos acontecem são bastante antagônicas: "ao mesmo tempo que o
corpo fica relaxado, trata-se de um momento de intensa atividade cerebral", diz Fernando Rocha Nobre,
psicólogo e editor do jornal Sonhos, em Belo Horizonte.
Durante o sono, os olhos se movem ininterruptamente, como se estivessem enxergando as cenas experimentadas.
O resto do corpo, em um mecanismo de defesa, fica completamente relaxado (exceto nas pessoas que sofrem de sonambulismo).
"De acordo com as emoções vividas no sonho, podem ocorrer suores e alterações nos batimentos cardíacos", explica o psicólogo.

() O que é sonambulismo?
Ele é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais freqüência entre crianças de três a dez anos.
Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono mais profundo para uma mais superficial.
As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua dormindo. O sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo.

() Por quanto tempo um homem agüenta ficar sem dormir?
Experimentos científicos revelaram que após quatro dias é impossível ficar acordado sem seqüelas.
Durante a ditadura militar, esse era um dos métodos de tortura utilizados e acredita-se que pessoas morreram em
decorrência disso.
Durante o sono ocorre a recuperação dos músculos e dos ossos, porque ele estimula a secreção de um hormônio regenerativo, além de organizar o nosso lado emocional.
Prova disso é o mauhumor e a irritação decorrentes de noites de insônia.

Nenhum comentário: